Nosso Cacau
É cultivado na Fazenda São José, localizada no município de Barro Preto, Bahia. Denominada cidade CABRUCA, Barro Preto é a segunda cidade mais preservacionista do Brasil e a primeira da Bahia, segundo a SOS Mata Atlântica.
A Fazenda São José é um verdadeiro santuário ecológico. Abriga um rico patrimônio ambiental, possuindo diversas nascentes e mais de 4.000 árvores nativas e exóticas, que convivem com as plantações de cacau no tradicional sistema de produção CABRUCA.
O nosso cacau tem predominância dos grupos Forasteiro (pará, parazinho e maranhão) e Trinitário, obtidos do cruzamento entre os Crioulos e Forasteiros, produzindo um chocolate com notas frutadas e amadeiradas.
O processo de beneficiamento do cacau envolve a colheita, quebra, fermentação em coxos de madeira com revolvimento constante, secagem ao sol em barcaças, limpeza e seleção das amêndoas gourmet. Tudo sob a rigorosa supervisão da família Viana Lima.
Posteriormente, as amêndoas selecionadas são encaminhadas à fábrica Modaka, onde tem início a alquimia do chocolate. Lá, as amêndoas passarão por novas etapas de beneficiamento a baixas temperaturas, para preservar o seu sabor, aroma e propriedades medicinais.
Títulos e Prêmios
- Cacau de Qualidade pela CEPLAC em 2014
- Cacauicultor modelo 2003
- Produtor Conservacionista 1984
- Produtor Modelo 1984
- Cacauicultor do ano 1982 (indicado)
- Produtor Modelo 1980
- Prêmio produtividade rural 1979
O santuário ecológico
O cacau cabruca, que designa o cultivo do cacau à sombra das árvores, funciona como corredor ecológico para a mata atlântica, o ecossistema de maior biodiversidade do planeta. A Mata Atlântica tem hoje 276 espécies ameaçadas de extinção e apenas 7% da sua cobertura original. É na cabruca que se encontram a maioria das espécies em extinção da mata atlântica. A cabruca é a concreta afirmação da relação homem-natureza. O município de Barro Preto recebeu o título de cidade cacau cabruca por abrigar tradicionalmente esse modo de produção.
Venha nos visitar e se reconecte com a floresta e a magia ancestral do Theobroma Cacao.
No mapa ao lado você pode ter uma visão da Fazenda São José. Explore-o, faça um zoom para aumentar a área de observação e veja a importância do cacau produzido em sistema cabruca como corredor ecológico para a conservação da biodiversidade da mata atlântica no sul da Bahia.
Cacau não é pra produzir cacau, cacau é pra produzir conservação, cacau é pra manter fauna, manter flora, cacau é pra produzir inclusão social. – documentário Cacau para Sempre.